A comunicação exige uma postura participativa e pró-ativa entre os envolvidos para garantir seu resultado.
Tudo na empresa é comunicação: do recado para a secretária às normas e procedimentos da produção. Do memorando ao relatório. Das reuniões às conversas telefônicas. Das entrevistas à Internet. Sua abrangência é geral.
Todas as ações são fruto de construção parceira, visando o resultado no processo de trabalho, sejam não-verbais, orais ou escritas. Todas as ações de comunicação devem estar focadas na concretização da missão empresarial.
Quando transmitimos uma mensagem – oral ou escrita – é fundamental sabermos não só o significado que atribuímos às coisas, aos nossos gestos (expressão não-verbal), às palavras e expressões, mas também às possíveis significações que as outras pessoas, com quem comunicamos, possam dar-lhe. Caso contrário, poderão surgir barreiras à comunicação. Por isso, certifique-se sempre de que se fez entender.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
domingo, 16 de agosto de 2009
O que são mídias alternativas?

O conceito de mídia alternativa foi criado na segunda metade do século XX para se nomear os canais ou veículos de comunicação não tradicionais, ou seja, canais de divulgação sem conteúdo editorial, apenas com foco comercial. Nessa perspectiva, tudo que não fosse jornal, revista, rádio ou televisão passou a ser denominado de mídia alternativa. Na época, o marketing recomendava ações para grandes audiências – a comunicação de massa – e o conceito passou a ter um sentido depreciativo.
Hoje, com o conceito de comunicação integrada, o valor da mídia alternativa foi resgatado. O nome continuou o mesmo (talvez pela impossibilidade de se nomear dezenas de ferramentas). O fato é que atualmente algumas mídias alternativas atingem grande número de pessoas, a exemplo das listas telefônicas. E algumas delas são mídias básicas em campanhas específicas, atingindo o seu público alvo com eficiência e, por causa da estratégia ou custo – ou as duas coisas – substituem as mídias tradicionais.
Conheça alguns exemplos de mídias alternativas. Elas podem ser boas opções para a pequena empresa:
- Abrigos de Pontos de Ônibus;
- Calendários;
- "Risque e Rabisque";
- Balões e Dirigíveis;
- Brindes como bonés ou camisetas;
- Busdoor (cartaz que é colado na traseira do ônibus);
- Cartão de Visitas;
- Mala Direta;
- Cartazes;
- Catálogos;
- Faixas (verifique se é permitido no seu município ou é necessário solicitar autorização aos poderes públicos);
- Folhetos;
- Luminoso e pintura da loja;
- Patrocínio de eventos;
- Placas de Sinalização de Rua, lixeiras, abrigo para árvores e bancos de praças públicas;
- Recuperação de monumentos públicos ou adoção de áreas públicas: sempre com a presença da marca/logotipo da empresa patrocinadora. Além disso, sua empresa terá sempre uma boa imagem junto à comunidade e poderes públicos locais;
- Serviço de Som: Mídia muito comum no interior e em bairros da periferia das grandes cidades;
- Sorteios e Competições: chamam a atenção e você ainda forma um cadastro de pessoas para a construção de seu mailing list;
- Vestuário e uniformes.
E esses são apenas alguns exemplos. A criativdidade pode aumentar essas opções. Aproveite as dicas!
Assinar:
Comentários (Atom)
